Médico e tricologista Luciano Barsanti,
autor do livro "Dr. Cabelo"
O que é mito no mundo dos cabelos? O médico Luciano Barsanti escreveu o livro "Dr. Cabelo" para tirar as dúvidas do público leigo sobre a saúde dos fios. Como presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, o autor aborda as principais descobertas da ciência no combate à perda de cabelo, além de alertar sobre problemas com alisamentos e tingimentos.
Ele aponta causas genéticas, hormonais e nutricionais para a queda dos fios, oferece receitas para se fortalecer o cabelo, além de explicar, em linguagem acessível, os principais males que afetam as madeixas.
Leia abaixo o capítulo "Mitos e Verdades sobre os Cabelos".
Filho de pai careca será calvo.
Mito. Os avanços da tricologia já permitem, por meio de um diagnóstico precoce e preciso determinar o tratamento adequado para "driblar" a calvície.
A calvície é herdada de genes maternos.
Mito. Não existe esta situação de herança exclusiva, predominantemente materna. Os genes podem vir do ramo paterno e, até, saltar gerações.
Tingir os cabelos provoca sua queda.
Mito. A última geração de produtos utilizados para tingir os cabelos alcançou níveis tecnológicos seguros e sofisticados. Por seu lado, os tinturistas - cabeleireiros especialistas em tingimento - vivem em constante aprimoramento e tornam cada vez mais seguros os processos de tingimento, eliminando o risco de queda dos fios.
Cabelos brancos são mais fortes. Arrancar os fios é uma alternativa para livrar-se deles.
Mito. A textura dos cabelos brancos é igual à textura dos cabelos de cor natural. Quem arranca os fios brancos somente ficará mais calvo.
Raspar os cabelos fortalece os fios.
Mito. Não faz diferença alguma.
Cabelos longos caem mais.
Mito. Os cabelos longos são mais visíveis e embaraçam entre si, após a queda, dando a impressão de maior quantidade de fios caídos.
Cortar os cabelos considerando as fases da lua é bom.
Mito. É ineficaz. As fases da lua só influenciam as marés.
Dormir com os cabelos molhados "apodrece" a raiz.
Mito. O máximo que pode acontecer é provocar um resfriado.
Pílula anticoncepcional no xampu fortalece os fios.
Mito. Além de não melhorar em nada a saúde dos cabelos, a pílula anticoncepcional no xampu, em vez de ingerida, pode provocar uma gravidez indesejada!
Escova definitiva ou progressiva faz cair cabelos.
Mito. Se o procedimento for realizado por um técnico treinado e com produtos legalizados não há problema. Realizar um teste prévio no fio é fundamental antes de realizar o procedimento.
Não existe tratamento que faça nascer cabelo.
Mito. A medicina do terceiro milênio já tem condições de reverter o processo de calvície e, quanto mais precoce for o tratamento, melhor será o resultado. Desconfie dos tratamentos "milagrosos" e que prometem resultados imediatos.
O recheio da babosa é bom para os cabelos.
Mito. O extrato de Aloe vera (babosa) é benéfico quando usado topicamente. A planta in natura pode causar alergia ou irritações tópicas.
Os cabelos se acostumam com a utilização contínua de um mesmo xampu.
Mito. Para cada couro cabeludo há uma indicação específica de xampu. Esta indicação não deve ser mudada sem orientação médica.
O uso de gel faz cair os cabelos.
Mito. O gel não é prejudicial aos cabelos. Use fórmulas sem álcool e silicone (PVP). Dormir com gel não é recomendável; pode ocorrer a quebra dos fios.
O uso de perucas prejudica os cabelos.
Mito. As próteses (perucas) podem ser usadas, quando necessário, sem prejuízo para os cabelos e couro cabeludo. Devem ser evitados os processos de entrelaçamento que tracionam os fios. As perucas devem ser lavadas e arejadas com freqüência, evitando-se, assim, a contaminação por insetos ou fungos.
Remédios para calvície causam impotência sexual.
Gravidez faz cair cabelo.
Mito. Durante a gravidez, os cabelos ficam mais bonitos e até aumentam. A oleosidade é maior.
A menopausa faz cair cabelos.
Caspa e seborréia causam a queda dos cabelos.
Verdade. A quase totalidade de pacientes com queixa de quedos cabelos apresenta a caspa e a seborréia como fatores causais primários ou coadjuvantes.
Estresse é causa de calvície.
Verdade. Esta situação ocorre quando o estresse é o fator primário da queda, que pode acontecer até um ano após o desgaste emocional. O estresse está presente também, com freqüência, como fator desencadeante da causa genética.
Bonés, bandanas, elásticos e tiaras podem causar calvície.
Verdade. Os bonés aumentam a oleosidade e só devem ser usados como proteção ao sol. Prender o cabelo com elásticos e tiaras leva a um processo muitas vezes irreversível de queda, chamado de alopecia cosmética de tração, pois provocam o arrancamento dos fios.
Os apliques ou alongamentos são prejudiciais.
Verdade. Apliques ou alongamentos de longa permanência são contra-indiciados. O peso do cabelo adicionado, seja qual for a técnica utilizada, provoca tração e arrancamento dos fios de forma muitas vezes irreversível.
Dreads podem provocar calvície.
Verdade. Sim, pelo processo de tração dos fios e pela facilidade de contaminação do couro cabeludo por fungos (micoses) e bactérias (infecções) decorrentes da falta de lavagem da cabeça.
Lavar a cabeça diariamente faz bem para os fios.
Verdade. O hábito de lavar a cabeça diariamente é saudável porque vivemos em um país tropical, com temperaturas medianas quase o ano todo. Use xampus sem sal, sem corantes e com pH fisiológico (6,5). Estas informações constam no rótulo dos produtos.
Banho quente prejudica os fios de cabelo.
Verdade. A temperatura da água deve estar sempre em torno de 20ºC. Água quente resseca os fios, aumenta a oleosidade e favorece a queda dos cabelos.
O uso de condicionador no couro cabeludo é prejudicial.
Verdade. Uma regra básica: tudo o que é bom para o couro cabeludo é bom para os fios, porém nem tudo que é bom para o fio deve ser usado no couro cabeludo. Isto vale para os condicionadores, cremes de pentear e os chamados xampus 2 em 1.
Usar leave-in não prejudica os fios.
Verdade. Este tipo de produto pode ser usado no pós-enxágue dos cabelos. Facilita o ato de pentear e existem produtos cosméticos que diminuem o volume, evitam o efeito eletrostático no cabelo (cabelo arrepiado), definem cachos ou alisam os fios. Nunca usar no couro cabeludo.
A caspa e a seborréia aumentam no inverno.
Verdade. Existem vários fatores que propiciam o aumento da caspa e da seborréia durante o inverno. A menor exposição do couro cabeludo à luz do sol favorece sua descamação. Além disso, banhos mais quentes e a alimentação com maior quantidade de açúcar e gorduras de origem animal favorecem o aumento da oleosidade.
Retirado do livro: "Dr Cabelo"