sexta-feira, 30 de março de 2012

Dê mais vida ao cabelo com reconstrução, cauterização e plástica capilar

Entenda a diferença entre reconstrução, cauterização e plástica capilar, tratamentos que ajudam a reparar cabelos danificados




A reconstrução, cauterização e plástica capilar repõem massa capilar
Foto: Dreamstime


Quando você escolhe o tratamento capilar mais indicado para o estado atual do seu cabelo, consegue deixá-lo macio e com vida. Entenda a diferença entre reconstrução, cauterização e plástica capilar para cuidar dos danos de seus fios:

Função
Reparar danos na parte externa dos fios.

Ideal
Para cabelos com muita química, escovados ou chapados frequentemente, quebradiços e sem brilho.

Os ativos
Queratina e nanoqueratina (molécula de queratina menor que se aloja com facilidade entre as cutículas do fio).

Como agem?
Danos físicos (chapinha e escova) ou químicos (tintura e progressiva) quebram pedaços da queratina que envolve o cabelo, deixando-o opaco. Os três procedimentos fortalecem a fibra capilar e devolvem o brilho ao fio.

Há diferença entre os três?

Na prática, todos repõem massa capilar. "No caso da cauterização e da plástica, utiliza-se uma fonte de calor para que a queratina se prenda ao fio. Com isso, o procedimento dura mais",
explica o cabeleireiro Wagner Ramos.

Na reconstrução, esse processo não acontece. Por isso, a técnica deve ser realizada em fios pouco danificados.

Periodicidade
Faça cauterização ou plástica capilar a cada três meses e reconstrução a cada duas semanas. O ideal é intercalar com hidratação.


Retirado do site: M de mulher.


Acabe com a queda de cabelo usando a técnica da reconstrução

Descubra como é feita a reconstrução do cabelo, técnica que ajuda a acabar com a queda e ainda dá mais vida aos fios



Quando for ao salão, peça para o cabeleireiro fazer um teste de resistência no fio
Foto: Dreamstime



Fios bonitos, são fios saudáveis. Por isso, na ida ao salão, peça ao profissional para fazer o teste de resistência no seu cabelo. O processo é fácil e pode salvar a vida das madeixas. Basta puxar um fio e observar se ele rompe ou se parece um elástico. Os dois casos pedem uma reconstrução. Nesse caso, aposte na queratina líquida. O produto serve para fios elásticos, quebradiços e sem vida.

Receita caseira
· 100 g de folhas de erva-cidreira fresca picadas
· 100 g de folhas de alecrim fresco
· 100 g de casca de juá
· 1 litro de álcool de cereais

Modo de preparo:
Bata a erva-cidreira, o alecrim, a casca de juá e o álcool de cereais no liquidificador e deixe descansar por uma hora. Torne a bater e filtre em coador de papel ou gaze. Coloque em um vidro com tampa e use a mistura no couro cabeludo toda a noite. Só lave os fios no dia seguinte.

Dicas quentes
· Não arranque os cabelinhos arrepiados, porque podem ser fios novos nascendo.
· Respire fundo dez vezes quando ficar nervosa, porque o estresse favorece a queda.
· Lembre-se: é absolutamente normal perder cerca de 150 fios de cabelo por dia.



Retirado do site: M de Mulher.



Botox capilar: o tratamento do momento

Conheça o tratamento com Botox capilar que promete alisar, eliminar o volume e acabar com arrepiados e pontas duplas



A escova de Botox alisa de verdade sem formol! E o Botox capilar é um tratamento mais eficiente que a cauterização.



Foto: Dreamstime


Uma pesquisa realizada por uma marca de cosméticos com dermatologistas constatou: 8 em cada 10 mulheres que frequentam clínicas de estética no Brasil fazem Botox facial. Dado esse sucesso, a indústria da beleza inventou o Botox capilar, que trata fios danificados, e a novíssima escova de Botox. Ambos prometem tornar o cabelo que está um lixo em um luxo! A escova alisa, e o tratamento dá brilho e balanço aos fios. As cabeleireiras Jô Nascimento (SP) e Claudia Maria (RJ) explicam tudo para você!


Tratamento com Botox capilar


O Botox preenche as rugas do fio
Foto: Divulgação



O que é o Botox capilar?

É um reconstrutor poderoso da fibra do cabelo. Ele preenche as rugas do fio.

É indicado para qual tipo de cabelo?

Para qualquer tipo de fio, ainda mais para aqueles com a estrutura comprometida e que, em alguns casos, só a tesoura resolveria.

O que ele faz?
Sem contraindicações, ele age só onde o cabelo mais precisa de reparo. Em geral, a raiz é mais grossa do que as pontas, e o Botox capilar deixa as duas com a mesma espessura. Assim, a técnica elimina as pontas duplas, os arrepiados e o volume do cabelo. O resultado visual é um cabelo liso, sedoso, cheio de brilho e balanço.

Precisa de manutenção?
Sim, no mínimo, a cada três meses. O retoque pode ser feito apenas na raiz.

Botox facial é diferente do capilar!
O Botox usado pelos cabeleireiros não é o mesmo que se aplica no rosto. No consultório médico, os dermatologistas trabalham com toxina botulínica nas rugas de expressão, "paralisando-as". Isso impede que a pele se contraia e forme novas rugas. E mais: o Botox facial é caro (custa, em média, R$ 1 mil por aplicação), dura até quatro meses e exige novas aplicações.

Para usar no salão
Ainda não existe uma linha de Botox capilar para uso doméstico. Como a aplicação pode ser perigosa se você não souber manusear corretamente o produto, use-o apenas no salão. As duas marcas que já fabricam os produtos são: L'Oréal e Ybera. Peça ao seu cabeleireiro!


Retirado do site: MdeMulher




sexta-feira, 23 de março de 2012

As tendências de beleza segundo a New York Fashion Week

Confira os makes e penteados que passaram pela passarela de New York


Batom vermelho, delineadores intensos e franja bem puxada para finalizar um coque clássico. Esses foram apenas alguns elementos que puderam ser vistos nas passarelas da Semana de Moda de Nova York, em que os stylists abusaram da cor e do volume para compor os makes e penteados para a temporada de outono.

O estilo “olhos tudo, boca nada”, dominou a maioria dos desfiles. Porém, houve espaço também para lábios vermelhos, o que indica que o batom dessa cor intensa deve continuar a fazer sucesso nas ruas e red carpets em 2012.

Nos cabelos, o destaque fica para a franja bem puxada e com acabamento brilhante ou molhado dado por gel ou spray. Ela apareceu arrumada para o lado, para trás e mesmo com o tradicional risco no meio da cabeça.

Confira o que rolou de tendências de beleza nas passarelas nova-iorquinas e se prepare para a estação que vem por aí.


Naturalidade em alta



Alexander Wang e Altuzarra. Fonte: Getty Images e style.com


Se a Rodarte apostou em um make mais suave, outras marcas foram ainda mais longe e seguiram o conceito “menos é mais”. Foi o caso de Alexander Wang, que levou à passarela modelos que pareciam recém-saídas de um mergulho: cabelos “molhados” e olhos borrados fizeram parte da produção.

Costello Tagliapietra e Vantam Tokyo também apostaram na naturalidade da beleza do rosto, enquanto Altuzarra e Proenza Schouler deixaram os cabelos das tops soltos e despojados para a apresentação em Nova York.


Estique as madeixas


Anna Sui e Jason Wu. Fonte: style.com


Quem deseja estar com o estilo de cabelo da moda deve estar preparado para puxar bem as madeixas mais próximas ao rosto. A franja “lambida” apareceu na maioria das produções, acompanhando coques, tranças discretas, rabos de cabelo e até mesmo nos looks com os fios soltos.

Ela pode estar na lateral, puxada para trás ou com a risca no centro da cabeça, mas sempre aparecem com acabamento molhado ou brilhante, graças a produtos como spray, gel e pomadas.


Coques para todos os gostos


O coque da Naeem Khan. Fonte: Getty Images


Os coques apareceram na Semana de Moda de Nova York em diferentes estilos, indo do clássico ao despojado. Grifes como Anna Sui, Tadashi, Carmen Marc Valvo e Naeem Khan apresentaram modelos com as madeixas presas atrás da cabeça.

Essa última apostou em estilo mais clássico e sofisticado, que ajudou a complementar os looks da coleção.


Aposte no volume






O cabelo bem volumoso, seja com coques altos ou com os fios despojados, apareceu constantemente na passarela nova-iorquina.

O destaque dessa tendência vai para a Carolina Herrera, que produziu o stylist com mais volume da temporada, formando um visual bem feminino com a ajuda de tiaras.

Mas outras marcas também apostaram no exagero, como a Badgley Mischka.


Preso básico


Marc Jacobs e Jason Wu. Fonte: style.com


Aquelas que são fãs do preso em rabo de cabelo vão gostar das produções apresentadas na Semana de Moda de Nova York. Na grife Joanna Mastroianni, surgiram versões com aplique, enquanto Marc Jacobs preferiu um estilo bem natural, com fios soltos.

No desfile da Ralph Lauren, o rabo de cabelo era mais clássico, sem mechas caídas e, para o Jason Wu, as modelos surgiram com os fios bem puxados na frente.


O topete está de volta


Jenny Packham. Fonte: Getty Images


Nem mesmo o topete ficou de fora da Semana de Moda de Nova York. Ele apareceu no desfile de Jenny Packham, em um estilo bem poderoso.



Tranças perdem espaço


 Marchesa. Fonte: Getty Images


Se as tranças foram os destaques nos cabelos do ano passado, finalmente agora elas abrem espaço para outras tendências. Ainda assim, algumas marcas apostaram em versões discretas do estilo.

A exceção fica por conta da Marchesa, que transformou todas as mechas de seu casting em tranças.

O loiro pode ser unanimidade nas colorações dos salões de beleza, mas na passarela nova-iorquina, o destaque ficou para as morenas. O cabelo escuro dominou os desfiles, sendo propagado principalmente pela Proenza Schouler e Calvin Klein.

Resta esperar para ver se essa e as outras tendências vão sair das passarelas para as ruas no outono desse ano.


Retirado do site: Todaela

Praia com glamour

A rede francesa Franck Provost mescla coques e tranças em looks levinhos e chiquérrimos. Perfeitos para serem usados sob o sol



FOREVER GLAM

Para dar forma ao preso, os fios são trabalhados com musse e babyliss. Uma trança lateral frouxa é feita a partir do topo. Algumas mechas são enroladas de maneira displicente sobre o trançado.


Direção artística: Fabien Provost / Cabelos: Fabien Provost e Alexandrine Piel
 Maquiagem: Charlotte Willer/ Fotos: Adel Awad



ROMÂNTICO UP TO DATE

O semipreso tem franjão e pontas soltas, bem displicentes. Atrás, a trança invertida na altura da nuca funciona como um acessório. Para ar praiano, spray do tipo salt nas extremidades.    






HIPPIE CHIC

Cacheado ou trançado? O preso mistura essas duas técnicas, além de desfiados, para deixar os fios como um buquê de flores. Na finalização, as mechas texturizadas são presas com grampos na nuca. Vale puxar algumas finas seções e deixar suas pontas para fora.                           





PRINCESINHA MODERNA

A mecha grossa penteada em volta da cabeça lembra uma coroa. Para criar o visual, os fios são desfiados e presos em forma de rolo. tranças bem fininhas ajudam a dar firmeza ao look. A franja solta e despojada recebe spray do tipo salt.
      




EFEITO AERADO

Antes de prender os fios em um rolo, eles são desfiados com o pente. Assim, o penteado ganha sustentação. Mechas delicadamente escovadas envolvem a parte desfiada e conferem acabamento. Franjão jogado para o lado e muito spray para fixar o cabelo.
         


      



Retirado do site: Cabelos & Cia.
         

quarta-feira, 21 de março de 2012

Três Tranças para o Outono - Inverno

Os detalhes das tranças que fizeram sucesso nas passarelas do Fashion Rio e SPFW


Tranças incríveis foram vistas durante a temporada outono-inverno 2012 do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week.

A grife carioca Alessa levou para a passarela a versão “espinha de peixe”. A criação de Robert Estevão, responsável pela beleza do desfile, conta com duas mechas trançadas, ao invés de três, e sempre puxadas da parte inferior do cabelo.


Cabelo despojado com a trança "espinha de peixe"



Encerrando o evento carioca, a Ausländer apresentou a trança como um acessório – mais parece uma fita ou uma tiara no alto da cabeça. Camila Biriba iniciou a preparação dos fios com rolinhos e difusor. Assim, além do trançado, o restante do cabelo ganhou corpo e movimento.




 Trança tiara: a Ausländer fez um mix de formas e texturas




Entre os desfiles de São Paulo, o trançado conceitual da Maria Bonita foi o destaque. Criada por Celso Kamura, a trança foi inspirada em uma “trama artesanal do nordeste”. O cabelo foi todo trabalhado em pequenas mechas e com elásticos.




Trama artesanal: o penteado é feito com mechas finas e vários elásticos




Retirado do site: delas.ig





Dicas de tratamento para cabelos oleosos

Ter cabelo oleoso é um dos grandes incômodos das mulheres. Confira então dicas de tratamentos simples para dar fim à oleosidade




É possível minimizar a oleosidade dos fios em casa Foto: Dreamstime






Você já tentou fazer de tudo e, mesmo assim, horas depois do banho os fios já estão oleoso? Acalme-se! Confira algumas dicas de tratamentos de profissionais da área e dê adeus à oleosidade.

Por que os cabelos são oleosos?

Em todo o nosso corpo existem glândulas sebáceas que liberam o suor. E elas estão mais concentradas na cabeça. Quem tem pele oleosa, também costuma ter cabelos oleosos. Alimentos gordurosos e a falta de cuidados com a saúde também contam muito para agravar essa característica. "O cabelo pode ser oleoso por um processo de disfunção hormonal, ovário policístico ou irregularidades a menstruação", orienta Patrícia Porcino, professora de Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi.

Como melhorar?

Para melhorar a situação, é preciso usar o produto certo para esse tipo de cabelo. "Se mexer muitos nos fios, fizer rabos de cavalo e colocar acessórios o tempo todo, o cabelo ficará mais oleoso. É melhor deixá-los soltos", aconselha Paulo Schettini, cabeleireiro do MG Hair Design.

Tratamentos simples

Ao lavar os fios, não esfregue muito o xampu de sua preferência no couro cabeludo, porque esse hábito deixa o cabelo ainda mais oleoso. Outra dica que dá ótimo resultado é usar argila, mas não a argila de artesanato, e sim aquelas coloridas e próprias para tratamento de pele e cabelo. Elas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e de beleza.

A argila é um tratamento barato e prático. "Ela resolve muito bem, porque retira toxinas e coloca nutrientes nos cabelos", afirma Patrícia. O segredo é diluir bastante a argila em água para que a mistura fique bem ralinha. Passe a mistura na cabeça com ajuda de um pincel, como se fosse retocar a coloração da raiz, e deixe por dez minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente, retirando tudo. Repita esse processo uma ou duas vezes por semana.



Conteúdo do site: M de mulher

Os diferentes tipos de escova progressiva

Escova inteligente, de chocolate, marroquina ou americana? Entenda a diferença e descubra a mais indicada para seu tipo de cabelo



A escova de chocolate dá brilho, maciez e reduz o volume Foto: Dreamstime

A escova progressiva é perfeita para quem tem cabelo ondulado e volumoso. Deixa os fios lisos, brilhantes e com movimento; deve ser refeita a cada três meses.
Desde que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) limitou a utilização de formol a apenas 0,2%, muitos salões substituíram a substância por outros conservantes com efeito parecido.
O mais comum é o óxido acetamide, que permite que você saia do salão com os fios lavados. O princípio ativo é misturado a um creme para agir nos cabelos. É esse creme que define o nome da escova - e que "disfarça" o cheiro forte do formol ou do óxido acetamide. Conheça os diferentes tipos de escova progressiva:

Escova inteligente ou zap
Composto: queratina líquida, proteínas, minerais, formol (0,2%) ou óxido acetamide.
Como funciona:
o formol ou o acetamide alisa os fios e a queratina ajuda na selagem, o que diminui o frizz e recupera pontas duplas. Como não alisa completamente, deixa um caimento
natural. O efeito diminui com o tempo. A cada aplicação, os cabelos se tornam mais finos e lisos, mas também perdem massa. A escova zap ou inteligente pode ser lavada no mesmo dia. Já a normal exige pausa de três dias sem lavar.
Duração: de quatro a seis meses.
Contra - indicação: crespos e ondulados podem não apresentar um bom resultado.
Preço médio:
R$ 180* a R$ 400*

Escova de chocolate
Composto: queratina líquida, proteína da seda, extrato de cacau, cafeína, ácidos graxos e, às vezes, formol.
Como funciona:
dá brilho, maciez e reduz o volume. A versão sem formol elimina o frizz dos fios, dando efeito liso apenas aos pouco ondulados. Funciona mais como tratamento de hidratação e nutrição que como alisamento. A que contém formol realiza o alisamento de fato.
Duração: dois meses.
Cabelo para o qual é indicada: cabelos ressecados, com muito frizz e volume. Não serve para fios muito crespos.
Contra - indicação: pode provocar aumento da produção de óleo no couro cabeludo, causando seborréia e queda dos fios.

Preço médio:
R$ 60* a R$ 150*

Escova marroquina
Composto: argila branca, óleo de cacau do Marrocos e formol.
Para que serve:
alisa temporariamente e hidrata.
Como funciona: o formol é o responsável pelo alisamento. A argila branca e o óleo de cacau do Marrocos realizam ótima hidratação e nutrição. A queratina contida na fórmula sela as
cutículas, reduzindo as pontas duplas e dando maior durabilidade ao tratamento.

Duração: com manutenção, de três a cinco meses.
Cabelo para o qual é indicada: cabelos cacheados, ondulados, ressecados, quebradiços e volumosos.
Contra - indicação: cabelos sensibilizados devem ser avaliados por um profissional.
Preço médio:
R$ 150* a R$ 400*

Escova de açúcar, escova de morango (e todas as outras com "sabores")
Composto: proteínas, ácido de frutas, etanolamina e queratina.
Como funciona:
é livre de formol, mas alisa e nutre os fios graças à presença da substância etanolamina. Facilita o processo de escovação. O cabelo é lavado com um xampu antirresíduo e depois o produto é aplicado. Os fios não podem ser lavados ou presos por um período de três dias.

Duração: em média três meses.
Cabelo para o qual é indicada: volumosos e ressecados.
Contra - indicação: não tem.
Preço médio: A partir de R$ 100*


Escova americana
Composto: guanidina.
Duração: em torno de seis meses.
Cabelo para o qual é indicada: encaracolados, cacheados e com muito volume. Recomendada para quem deseja um cabelo mais solto e natural, mas que não aparenta ter sido alisado.
Contra - indicação: produtos à base de guanidina são contraindicados para pessoas que já fizeram algum procedimento com amônia, henê, tioglicolatos ou hidróxido de sódio.
Preço médio:
de R$ 100* a R$ 300*
Conteúdo do site: M de mulher.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Benefícios do óleo de argan para cabelos cacheados

O óleo de argan é ótimo para todos os tipos de cabelos, em especial para os cacheados, já que necessitam de maior hidratação




Sequinho, o óleo de argan deixa os cachos definidos e leves Foto: Getty Images



O óleo de argan se tornou um dos principais aliados do cabelo. O motivo? Ele é um super-hidratante que promete deixar o cabelo incrível, em especial os cacheados.
Os fios com cachos costumam ser
mais secos e armados por natureza. Para mantê-los definidos, use um xampu e um condicionador com argan sempre que for lavar o cabelo. A dupla é mais leve que as máscaras e as ampolas, mas o tratamento é contínuo.
Além disso, por ser um óleo sequinho, deixa os cachos definidos, mas não pesados. "Essa característica proporciona ao fio uma
maior absorção, melhorando a retenção de água dentro da estrutura lipídica e evitando a quebra", explica Neliza Junque, da Beraca, empresa que importa o óleo de Argan para o Brasil.


Semente e árvore são as fontes do óleo de argan Foto: Divulgação



Como usar o óleo?

Se os seus cachos continuam secos, misture meia porção do óleo com uma porção inteira da sua máscara usual. Aplique nos fios e prenda-os em um coque por 20 minutos. Depois é só enxaguar e deixar secar.


Retirado do site: M de mulher

Dicas e produtos para reparar o cabelo dos danos do verão

Veja dicas e opções de produtos para resgatar a beleza e a saúde dos fios em instantes!




Juliana Paes hidrata o cabelo e corta apenas as pontas Foto: CONTIGO!/ Robert Schwenck



Todo ano, depois do auge do verão, a gente sente o estrago que a temporada faz no cabelo: cor desbotada, pontas espigadas, fios ressecados, opacos, volumosos e rebeldes.
Isso acontece porque a radiação ultravioleta do Sol danifica as proteínas que formam o fio, deixando-o mais frágil, quebradiço e áspero. "Para piorar, a água do mar, por conter sal, favorece a desidratação da fibra capilar, enquanto o cloro da piscina altera a cor da tintura", diz o dermatologista Valcinir Bedin.
Conheça as técnicas e os produtos que dão resultado e recupere o cabelo a partir de hoje.
Segredo de estrela
"Faço uma hidratação caprichada, mensalmente, para repor os nutrientes e recuperar o brilho e a maciez dos fios", revela Juliana Paes.
Por que o cabelo fica detonado nessa época?
O sol pode danificar as ceramidas - que compõem a camada externa que protege o cabelo - abrindo as cutículas e fragilizando seu interior. A abertura das cutículas permite a perda de pigmentos, proteínas e água, deixando os fios desidratados, frágeis e quebradiços. Como a superfície está irregular, não reflete a luz, tornando-os opacos e sem brilho. "É essencial que após o verão você invista em hidratações eficientes e poderosas, para repor os nutrientes perdidos e fechar as escamas dos fios", ensina Valcinir.

Compare o estado do fio de cabelo antes e depois da hidratação Foto: Divulgação

Antes: o Sol abre as escamas do fio, que perde água e nutrientes e fica áspero e opaco.
Depois:
a hidratação fecha as escamas do fio, mantendo a saúde, o brilho e a maciez.


Desbotamento e falta de brilho? Dê um banho de cor e luminosidade
O calor faz com que as escamas se abram, eliminando os pigmentos que dão cor aos fios. Se o seu cabelo desbotou, mas a raiz ainda está em dia, não é preciso reaplicar a tintura. Basta lavá-lo com um xampu tonalizante, desses aplicados na hora do banho mesmo. Sem conter amônia, ele recupera o brilho, uniformiza e reaviva a cor em poucos minutos!
Se há pontas espigadas, encare a tesoura!
Além de tirar as pontas duplas, um bom corte potencializa o efeito da hidratação, já que os agentes hidratantes penetram melhor nos fios. Se você ama seu cabelo longo, tire só as pontinhas, como faz a atriz Juliana Paes após o verão.
Cabelo ressecado? Hidratação nele
Para hidratar e deixar o cabelo macio, use máscaras e ampolas reconstrutoras, feitas em casa mesmo. Esses produtos são baratos, fáceis de usar, agem rapidinho e recuperam a saúde e a beleza do cabelo, já que repõem os nutrientes perdidos.
Para uma hidratação eficiente, siga o passo a passo:

1o passo:
após lavar, separe o cabelo em mechas e aplique o produto (máscara hidratante ou ampola) em cada uma delas, massageando-as. Faça isso apenas do comprimento para as pontas. Nunca na raiz.
2o passo: molhe uma toalha de rosto na água morna e torça-a bem.                  
3o passo: enrole-a na ponta dos fios e espere uns 10 minutos. Se preferir, enrole a cabeça em papel-alumínio, que também potencializa o efeito da hidratação.
4o passo: enxágue os fios e elimine o produto completamente. Caso contrário, eles ficarão pesados e pegajosos.

Retirado do site: M de mulher.