sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Operação resgate: três jeitos muito fáceis de revitalizar os cabelos

Lavagem adequada, hidratação e corte regular faz milagres pelos fios
 
O cabelo enfraquecido, quebradiço e que cai o tempo todo está com os dias contados. E nem é preciso ir ao melhor salão de beleza ou comprar a máscara capilar mais cara do mercado. Siga a risca três etapas mágicas para garantir o fortalecimento e revitalização das madeixas: lavar, hidratar e cortar.
 
 
Hora de lavar
 
 


Os cabelos acumulam grande parte da sujeira a qual somos expostos diariamente. A higienização, neste caso, é o primeiro passo para livrar os fios das agressões para que eles não fiquem com a aparência danificada.

De acordo com o cabeleireiro Ernani Fernandes, do salão MGet, uma boa lavagem exige cuidados simples. Em primeiro lugar, ensina o profissional, a cabeça deve estar bem molhada para receber o xampu recomendado ao seu tipo de cabelo.
A aplicação deve ser feita no topo, seguida de movimentos em zig-zag com a ponta dos dedos (não esfregue com as unhas) para espalhar o produto no couro cabeludo.

Depois do enxágüe, o processo deve ser repetido, com atenção à aplicação do xampu, que agora deve ser passado do topo até as pontas, de cima para baixo, e esfregado por mechas. "Não adianta cumprir as etapas e descuidar do enxágüe", alerta o profissional.

Os resíduos de cosméticos abrem precedentes para o ressecamento e eletricidade dos fios. Depois, aplique o condicionador, mas com o cuidado de não deixá-los no cabelo. Principalmente quem pena com os fios secos, é tentada a cada banho.

O cabelo fica macio e escorre pelo pente debaixo do chuveiro, e você sonha em manter aquela sensação pelo dia todo. Mas não pense que deixar o creme no cabelo é melhor maneira de conseguir isso. "Os condicionadores conseguem penetrar e tratar os cabelos, fechando as escamas dos fios", afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini Paulo César.

Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa. Por isso, também é fundamental usar um creme hidratante ou leave-in após a lavagem.


Hidratação a cada 15 dias




 
As máscaras capilares, mesmo que não sejam de uso profissional, trazem ótimos resultados. Sem dúvida, você pode apelar para as máscaras quando o cabelo ressecar demais. O problema vai amenizar e a quebra dos fios diminui. Mas, mantendo uma rotina de hidratação cada quinze dias, os efeitos dos produtos são muito mais duradouros.

Quando os fios ressecam, a tendência é buscar produtos para cabelos secos. Mas é preciso diferenciar: seus cabelos são secos ou estão ressecados? "Se você tem cabelo oleoso ou normal e está sofrendo com o ressecamento por falta de cuidados, precisa usar uma máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo, e não apara condição que ele apresenta”, afirma o cabeleireiro Peterson Marrichi.

Do contrário, os fios podem ficar oleosos demais, com aparência de sujos e sem vitalidade. Além disso, como ficam mais porosos, os cabelos enfraquecem e podem até cair.

Outro detalhe importante: os fios devem ser lavados antes da aplicação. Com os cabelos limpos, os ativos hidratantes penetram mais profundamente nos fios.

Faça uma massagem com as pontas dos dedos (e não com as unhas) e deixe o produto agir segundo as indicações do fabricante. "A máscara continua agindo mesmo depois que é enxaguada. Se você deixa para lavar o cabelo depois de aplicá-la, o xampu leva embora boa parte do produto”, diz Peterson.
 
Preserve a raiz do cabelo. A máscara deve ser aplicada mecha por mecha, do meio dos fios até as pontas. Se for aplicada no topo, o cabelo ficará com aspecto de sujo, mesmo que tenha acabado de ser lavado.

A raiz solta um óleo natural que, se misturado com qualquer tipo de creme, deixa o cabelo com aspecto pesado. E não adianta achar que pode ficar com a máscara o dia todo. Normalmente, o limite de ação dos produtos não excede os 10 minutos.

A máscara abre as cutículas dos fios, por isso é importante retirar bem passado este tempo, diz Peterson Marrichi. Deixando resíduos da máscara dos fios, eles ficam mais suscetíveis às agressões, como poluição e o jato quente do secador. Nesses casos, a máscara mais prejudica do que ajuda a saúde do cabelo, finaliza o cabeleireiro.
 
Corte de três em três meses

 


Para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa.

A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte.

 “Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair", explica o cabeleireiro Paulo César Schettini.



 
 
Retirado do site: msn.minhavida.
 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Look Trendy

Fernando Torquatto, make up artist de O Boticário para a linha de maquiagem Make B, ensina passo a passo de maquiagem para noite.
 
 
 
Foto: Gerardo Lazzari - O Boticário
 
 
 
Passo 1:

- Aplique a sombra lilás do Duo de Sombras London Purple na pálpebra móvel, da raiz dos cílios até a linha do côncavo.
 
- Ilumine a parte superior dos olhos, abaixo das sobrancelhas, com a sombra iluminadora do Quarteto de Sombras London Yellow.

Passo 2:

- Com o Lápis para Esfumar Olhos Preto, faça um traço na raiz dos cílios superiores e, na sequência, utilize a esponja do próprio lápis para esfumar.

- Com a sombra grafite do Duo de Sombras London Purple, marque a área externa dos olhos, em direção à têmpora, para criar um ângulo alongado.

Passo 3:

- Aplique o Lápis para Esfumar Olhos Preto por dentro dos olhos, do início dos olhos até o canto externo, e também na linha d’água.

- Com um pincel mais fino, aplique a sombra grafite do Duo de Sombras London Purple e esfume a parte inferior dos olhos.

Passo 4:

- Com um pincel médio, aplique a sombra lilás do Duo de Sombras London Purple no início do côncavo, do lado interno para o externo.

- Com o Delineador Tokyo Blue, faça um traço fino do canto interno para o externo, no estilo “gatinho”.

- Aplique o Delineador Tokyo Silver no canto interno dos olhos, criando um ponto de luz.

- Coloque os Cílios Postiços.

- Aplicar novamente o Delineador Tokyo Blue por cima da raiz dos cílios para fazer o acabamento.

- Na seqüência, aplique de uma a duas camadas da Máscara para Cílios Tokyo Ultra Black.


Passo 5:

- Aplique o Blush Baked Milan Lilac no centro das maçãs e em direção às têmporas.

- Para finalizar, passe o Creme Iluminador Facial Paris Glow nas maçãs do rosto e em direção às temporas e o Duo Brilho Labial Untratinted SP Modern Red nos lábios.

Dica:

- Nas unhas, Esmalte London Night Blue.
 
 
 
 
Retirado do site: Cabelos & Cia.

 

Cabelo sexy

Cortes e cores ousados e sensuais invadem a praia numa tarde primaveril. Nesse clima, a rede francesa Fabio Salsa mostra sua coleção ultrafeminina para a temporada
 
 
 
 
 
 
Curto assimétrico. O tom castanho sublime ganha brilho e textura leve para criar um efeito de espelho, enfatizando seus contornos.
 
 
 
 
 
 
Longo levemente repicado a partir do queixo para dar leveza e corpo ao look. Na coloração, cobre dourado fashion.
 
 
 
 
 
 
Crespo médio criado com a técnica de corte craft, que dá forma aos cachos. Na modelagem, os fios foram desfiados com os dedos, revelando uma textura moderna.
 
 
 
 
Retirado do site: Cabelos & Cia.

Loiros poderosos

A Wella Professionals apresenta a coleção Mechas Blend, um preview de verão 2013 cheio de looks ultrassofisticados criados por Eron Araújo e AJ Medeiros, com técnicas e produtos inovadores
 
 
 
Like a bombshell
 
 
 
 
 
Num clima de resort, surge um look sexy na medida certa. Esse efeito natural, sem reflexos marcados, se deve à combinação da técnica de costurar mechas da forma tradicional com as desfiadas somente na raiz. Eron usou o pó descolorante Blondor Multi Blonde e o tonalizante Color Touch 10/73. Na modelagem, criou ondas com escova térmica de aro fino.
 
 
 
Show de luminosidade
 
 
 
 
 
Praia paradisíaca, passeio de veleiro. Nesse cenário de sonho, esse look se destaca pela naturalidade. Tudo graças ao conceito de usar técnicas tradicionais de highlight de uma maneira totalmente nova. No serviço, o cabelo virgem ganhou destaque com luzes criadas pela combinação de mechas costuradas de maneira tradicional com as desfiadas no estilo californiana. A tonalização foi feita com /03 Color Touch Relights, específico para esse tipo de transformação.
 
 
 
 
Retirado do site: Cabelos & Cia.

Decapagem sem medo

Experts em coloração dão dicas indispensáveis para realizar com segurança um dos processos químicos mais delicados do salão, sem oferecer riscos para você e suas clientes
 
 
 
 
 
O que é

A decapagem consiste basicamente na remoção, total ou parcial, dos pigmentos artificiais depositados repetidas vezes sobre o cabelo, ao longo de colorações. Ela é diferente da descoloração, em que a cor natural é tirada dos fios virgens para uma alteração radical. “A decapagem é empregada como uma limpeza quando a cliente não quer mais usar a mesma cor, especialmente quando o seu desejo é clarear”, explica Nattan Jr., expert do Studio Sônia Nesi (RJ). Ou seja, é uma alternativa para remover a tintura antiga e só então aplicar a nova.

Antes de fazer

O primeiro passo é um diagnóstico minucioso da estrutura dos fios. É preciso ficar atento aos detalhes em toda a extensão das madeixas, como textura, porosidade e pontas. Além disso, vale a pena levar alguns minutos conversando com a cliente para ficar por dentro do histórico daquele cabelo, especialmente quanto a outros procedimentos realizados recentemente, como alisamento, relaxamento e colorações clareadoras. Isso porque a decapagem não é compatível com outros tipos de química. “Não é aconselhável misturar aos componentes da decapagem os de um relaxamento capilar, por exemplo, porque ambos são processos bastante agressivos e a fibra pode não suportar”, diz Sérgio Fênix, do salão Fios de Cabelo (AL). “Outro item indispensável é o teste de mechas, que deve ser feito em regiões diferentes da cabeça, como o topo e a nuca. Aplique a mistura e avalie constantemente a elasticidade dos fios. Se eles se apresentarem excessivamente elásticos e se romperem com facilidade, a fibra não está preparada para o procedimento”, explica Júlio Crepaldi, do salão Galeria (SP). “Acima de tudo, é importante ser muito claro com a cliente sobre os prós e contras do processo. Porque, a partir de então, ela precisará ter cuidados redobrados para manter a saúde dos fios”, aconselha Daniele Soares, do Vimax Beauty (SP).

Como fazer

Segundo Daniele, a melhor forma de realizar uma decapagem segura é dividi-la em etapas. “O profissional pode começar aplicando o descolorante com um oxidante de 20 volumes, que elimina pigmentos sem coloração danificar os fios, e depois passar para o de 30 volumes, para limpar completamente a cor”, explica Daniele. Júlio Crepaldi, do salão paulistano Galeria, diz que, dependendo do grau de clareamento desejado, é possível usar até oxidantes de 10 volumes. “É melhor escolher um mais suave do que usar um muito alto logo na primeira aplicação, mesmo que seja necessário repetir o processo mais vezes. É uma forma segura e que agride menos os fios”, esclarece. “Um decapante suave usado com água morna também é boa opção”, completa.

Cuidados pós

Depois de uma decapagem, os tratamentos mais apropriados são aqueles que restauram o fio por completo, do córtex às cutículas. “Depois do procedimento, é essencial devolver para o cabelo os nutrientes essenciais para sua saúde”, diz Júlio Crepaldi. Máscaras à base de lipídios são as melhores opções. Escolha produtos formulados com óleos vegetais de karité, macadâmia, uva e que tenham na composição vitaminas A, E e B. Por isso, tanto no salão quanto para a manutenção em casa, use e indique cosméticos de qualidade, que realmente entreguem o que prometem. No salão, você também pode propor à cliente que ela faça uma cauterização a cada 15 dias. É uma forma de monitorar aquele cabelo e conferir como ele está reagindo ao processo químico. “Para que a recuperação do fio aconteça mais rapidamente, evite o brushing, que traciona as madeixas, e o uso da prancha, que as expõe a temperaturas elevadas”, completa o especialista.

Alternativas

Sérgio Fênix, do Fios de Cabelo, diz que quando os fios não têm condições de receber o procedimento, o melhor mesmo é esperar que eles cresçam e ir cortando a parte que está com a coloração indesejada. Júlio Crepaldi concorda que o corte é a melhor opção. “Mas se a cliente não abrir mão de ter uma longa cabeleira, o profissional também pode fazer um trabalho de mechas largas, bem transparentes, limitando-se a 20% do total do cabelo, e ir aumentando a quantidade gradativamente até atingir toda a extensão”, conclui. Tomando os devidos cuidados, a decapagem pode resultar em uma cor maravilhosa e sua cliente vai se sentir mais segura.
 
 
 
Retirado do site: Cabelos & Cia.