sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Coloração sem erro

Errei a cor, e agora?





Não acertou no tom desejado? Primeiramente, não entre em pânico! Mantenha a calma, pois tem solução.

Confira abaixo como corrigir cada caso. Mas antes de qualquer coisa, fica a dica: não demonstre insegurança, convença a cliente de que você é capaz de reverter a situação e deixá-la linda!


*Muito escuro

Se escureceu demais, por exemplo, faça uma lavagem para abertura de tom com xampu antirresíduo e pó descolorante com OX 10 volumes. Depois, é só reaplicar o tom correto e a questão está resolvida!


*Cinza demais

Caso o problema seja reflexos indesejados, principalmente na tonalidade cinza, basta uma lavagem com pigmentos cobre. Simples e prático, não?

 
*Amarelo teimoso

Para desamarelar, utilize pigmentos violeta, obedecendo os princípios das regras da Colorimetria e da Estrela de Oswald, uma das ferramentas usadas para entender as regras e conceitos utilizados pelos coloristas.


*Grisalhos persistentes

Nem sempre a coloração cobre os fios brancos. Experimente utilizar a técnica de pré-pigmentação antes de colorir o cabelo novamente.


ESTÁ PROIBIDO!

Aconselhe sua cliente a nunca lavar o cabelo antes da coloração. Assim, ela evita ardência e sensibilização no couro cabeludo. Também não aconselho a fazer alisamento e coloração no mesmo dia, pois ambos os processos sensibilizam a fibra capilar.
 
 
 
Retirado do site: Cabelos & Cia

Cores poderosas

Vermelhos dramáticos, platinados reluzentes e marrons sedutores compõem a coleção Dual Voltage, criada pelo gaúcho Edu Sauer. Cabeleireiro e maquiador, o expert é um dos educadores da marca americana Matrix no Brasil

 
 
 
 
O look Ginger Red explora o poder de sedução dos fios vermelhos. Aqui, eles foram coloridos com SoRed. Uma exuberante cascata de cachos faz vibrar a cabeleira ruiva. As madeixas trabalhadas com babyliss resplandecem em brilho, mas também guardam volume e leveza. Para obter a forma cacheada, Vavoom Sheer Size Volumizing Gel aplicado na raiz e Vavoom Height Of-Flam Volumizing Foam no comprimento e nas pontas.
 
 
 


First Lady: o ruivo desperta sensações antagônicas de força e fragilidade. Aqui, a base natural 7 ganhou matizes acobreados graças às mechas transparentes feitas com In Shine 7.34, Socolor 8.34 e Ultrablonde 12.3. Na finalização, Vavoom Height Of-Glam para dar volume às ondas criadas com babyliss.
 
 
 


Aqui, o visual Drama Queen celebra as atrizes hollywoodianas em seu glorioso desfile pelo red carpet. No trabalho de colorimetria, os fios de base natural 8 foram coloridos com Socolor Ultra Blonde 12.0 e, em seguida, receberam luzes elaboradas com In Shine 10.02. Para a modelagem lisérrima, Vavoom Gold Heat Blow-in Control.
 
 
 
 
 
A cabeleira marrom da Bronze Woman transmite certo ar de mistério. A base natural 4 foi iluminada por mechas esfumadas com Ultra Blonde 11.11 e oxidantes com diferentes volumagens, 40 e 20 volumes. O cabelo foi trabalhado com Vavoom Gold Heat Blow-in Control e chapinha.
 
 
 
Retirado do site: Cabelos & Cia

Mechas para morenas

Quer ser um ás das highlights? Descubra como os coloristas tops escolhem as melhores técnicas e nuances de acordo com a tonalidade da cútis da clientela



 Jennifer Lopez com raiz escura e mechas em vários tons de castanho, do dourado ao bege



1. Sofistique as peles olivasTez morena com fundo esverdeado é muito comum no Brasil. “Nesse tipo de cútis, faço mechas com cores mais quentes e fortes, como caramelo, bronze, acobreado, marrom terroso”, diz o hairstylist Alex Safra, de São Paulo. O profissional costuma construir highlights bem finas em dois ou três tons para dar leveza e sofisticação às madeixas. “O grande lance é criar contraste para equilibrar e iluminar a face, que muitas vezes apresenta manchas e olheiras.”



2. Fuja do artificial

O cabeleireiro Luiz Cintra, do salão Emília Borges,em São Paulo, jamais faz mechas claríssimas no estilo blondie platinada em pele morena. “Fica fake, principalmente no caso de algumas nuances que deixam a cabeleira amarelada, o maior medo da clientela”, diz. O tom mais claro adotado por ele é o dourado-avelã. A professora Sônia Albaneja, do curso de Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi (SP), também alerta para o fato de que cores ultraclaras em contraste com cútis escura podem deixá-la mais dark ainda.


3. Deixe a raiz mais escura

Uma tendência sob medida para a estação: preservar a cor dos fios próximo ao couro cabeludo para criar um contraste com a pele, a partir daí fazer luzes em degradê em tom sobre tom e ir clareando do comprimento para as pontas. “Faço a proposta de brincar com as nuances caramelo e mel, que preservam a morenice dela”, diz o hairstylist Luiz Cintra. Ele também costuma trabalhar com chocolate, avermelhados ou amadeirados.


4. Aposte na diversidade

Quando atende clientes com a pele morena oliva, o top hairstylist Julio Crepaldi, do salão Galeria,em São Paulo, oferece mechas em vários tons de loiro. “Escolho entre as nuances caramelo (loiro escuro dourado, loiro médio bege dourado), os cobres naturais (loiro escuro dourado acobreado, loiro médio acobreado), e os marrons (loiro médio cinza natural ou loiro claro cinza dourado). O expert escolhe a técnica de acordo com o estilo da pessoa, a idade e a densidade das madeixas. Para as jovens, ele deixa o aspecto natural, com highlights de raiz escura e pontas mais claras, como se fossem naturalmente criadas pelo sol. “Já nas mulheres de meia idade, o ideal é construir luzes que fiquem homogêneas”, revela. Quando o cabelo tiver baixa densidade, ele recomenda fazer luzes próximas do rosto, dando a impressão de maior volume.


5. Invista em mechas costuradas

O segredo do hairstylist Jomas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro, na hora de atender clientes com pele morena é criar highlights com movimento. Para isso, ele lança mão de dois truques: na técnica de papel-alumínio, o profissional separa as madeixas perto da raiz sempre de pontos diferentes, garantindo um efeito mais natural, e trabalha com as mesmas costuradasem diagonal. Oexpert prefere usar coloração que clareia até três tons a partir de base castanha. “Atualmente trabalho bastante com o marrom amêndoa, que confere um resultado sofisticado.”


6. Faça luzes coordenadas

Uma ideia moderna é criar uma combinação inusitada de mechas em tons frios e quentes. “Para dar uma pitada fashion às nuances hot, como mel, eu costumo coordená-las com alguma tonalidade fria, como loiro pastel ou bege”, revela o hairstylist Alex Safra, de São Paulo. O resultado traz mais vivacidade ao look, sem deixá-lo blondie.


7. Acerte o loiro

Sua cliente com pele morena quer ficar blondie? O top colorista Juha Antero ensina o caminho: o profissional faz as highlights com papel-alumínio, técnica que considera a melhor nesse momento. “Isso porque permite trabalhar com vários tons ao mesmo tempo, com segurança e limpeza”, revela. Ele aposta no mix das nuances areia, bege e dourado claro como as mais modernas para criar um look loiro sob medida para quem tem tez morena clara, média e até oliva.


8. Ilumine o visual

A técnica chamada de Sun Kiss é a escolha do hairstylist David Mello, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, para modernizar o look das clientes morenas. O profissional faz mechas ton sur ton sem papel, com descolorante, para clarear do comprimento às pontas, começando na altura do nariz. “Esse procedimento deixa um aspecto natural, como se o sol tivesse clareado naturalmente o final das madeixas, iluminando o rosto delas”, revela.


9. Faça mix de técnicas

O hairstylist Guilherme Guedes, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, usa toda sua habilidade para fazer mechas de dois a três tons (marrom dourado, dourado e bege) em morenas. “Nesse caso, uso duas técnicas: com pincel, para alcançar um clareamento mais intenso em algumas madeixas, e à mão livre, que garante a naturalidade ao look.” O profissional costuma usar descolorante e coloração sem amônia para fazer as highlights, preservando a integridade do fio. “O dano é menor e o acabamento superior”, assegura.


10. Revolucione com cor

Uma proposta ousada para dar um ar mais fashion ao visual das morenas é adicionar mechas coloridas aos cabelos. “Trata-se de uma tendência inspirada no look Decibel, do Trend Vision 2013 da Wella Professionals”, revela AJ Medeiros, educador da grife. Após o processo de descoloração, enxágue os fios e jogue de leve o calor do secador. Essa técnica permite reforçar o pigmento. Em seguida, opte por um tom, como o violeta, ou mescle-o com outro, como o vermelho. O método é ideal para clientes audaciosas, que não temem a moda e encontram nas tendências uma forma de se expressar com o espírito livre”, diz o profissional.
 
 
 
 
Retirado do Site: Cabelos e Cia


Salve, loira!

Copie o loiro da atriz Letícia Spiller



 
Letícia Spiller pode até não ser a atriz de maior destaque em Salve Jorge, novela da TV Globo. Mas, certamente, é dona de um dos cabelos mais lindos do folhetim.

A culpa deve ser do pacote completo que ela oferece, que tanto nos hipnotiza: sardinhas no rosto, aqueles olhos super azuis e essas madeixas loiríssimas e muito sedosas, que garantem rejuvenescer vários anos.

A atriz usa um mix de coloração composto por loiro cinza e loiro bem claro iluminando as pontas. Repare que há fios de luzes mais finos. E é isso que dá um efeito natural e, ao mesmo tempo, tira o tom escuro da raiz, além de neutralizar as pontas mais claras.

Trata-se de um cabelo para quem quer ficar loira, mas sem ter aquela escravidão de retocar a cor a todo instante. Tendência fortíssima para o verão!




 
 
Como conseguir o efeito

1.
Faça bastante mechas bem claras no comprimento.

2. Depois, puxe mechas mais finas (transparentes) e discretas na raiz.

3. Enxágue e hidrate bem para manter os fios sedosos.



Quem pode?

Precisa ter o cabelo natural na cor loiro cinza, ou loiro-escuro para conseguir o visual Letícia Spiller. Fios na tonalidade acima das citadas pigmentam para tons quentes.
 
 
 
Retirado do site: Cabelos & Cia.