sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fuja dos danos ao cabelo causados pelo uso incorreto do secador

Ressecamento, queima e perdas de brilho dos fios são alguns dos problemas

Para muitas pessoas, o secador de cabelos não é mais um dentre tantos apetrechos de beleza, e sim um utensílio essencial no dia a dia. Ótimo quebra-galho quando você resolve lavar as madeixas de noite, ele ainda é indispensável para um bom penteado, ainda que de última hora. O problema é que o uso freqüente e inadequado começa a denunciar problemas capilares, como ressecamento e quebra dos fios.

De acordo com o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), a única maneira de não causar qualquer dano aos fios é adotando a temperatura média e mantendo o bocal do secador a, no mínimo, 20 centímetros dos
cabelos e sempre em movimento. Na prática, a história é bem diferente. Por isso, listamos os sete principais estragos causados pelo uso incorreto do secador.

Fios ressecados

 

Um fio de cabelo saudável é um fio de cabelo bem hidratado, ou seja, com alguma porcentagem de água. "Quando secamos os cabelos usando o calor, toda a água evapora, fazendo com que eles fiquem ressecados", explica o dermatologista Valcinir. Por isso, o especialista recomenda sempre que possível deixar o cabelo secar naturalmente, pois assim ele conserva alguma umidade. Quem for seguir o conselho deve, de preferência, lavar os cabelos logo de manhã para aproveitar as maiores temperaturas do dia e para não correr o risco de dormir com os fios ainda molhados.



Fios quebradiços




O ressecamento dos cabelos decorrente do uso constante e incorreto do secador também pode tornar os fios mais quebradiços. "Desidratado, o fio perde a elasticidade, tornando-se muito mais frágil", aponta o dermatologista Elso Elias Vieira Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em longo prazo, a constante quebra leva a diminuição do volume, fazendo com que muitas pessoas imaginem estar ficando calvas, mas, na verdade, elas estão apenas perdendo o comprimento dos fios.



Fios queimados



"Se usado por tempo prolongado, a uma potência alta e com o bocal muito próximo dos cabelos, o secador pode até queimar os fios", alerta a dermatologista Samar Harati, do Hospital e Maternidade São Luiz. De acordo com a especialista, a queimadura é um dano permanente à estrutura capilar. Em outras palavras, não é possível recuperar totalmente o fio danificado. Assim, recomenda-se a realização de hidratações, o afastamento temporário do secador e o corte periódico dos fios até o momento em que a mecha queimada for eliminada.


Frizz



O frizz está diretamente ligado à hidratação. Quanto mais bem cuidado os cabelos, menos rebeldes os fios. "Por isso, é fundamental evitar o ressecamento decorrente do calor do secador com produtos termoativos e hidratantes", afirma a dermatologista Samar. Além disso, vale a pena investir em um secador com íons, que evitam que eles fiquem muito arrepiados após a secagem



Alteração do pH



O pH ideal do couro cabeludo e da pele, como um todo, é 5,5, ou seja, levemente ácido. "Tal condição serve como proteção contra micro-organismos que podem nos prejudicar", esclarece Elso Elias. Mas ao eliminar a umidade dos fios, esse pH pode mudar, deixando-nos expostos à bactérias e fungos que podem se instalar na região afetada. Por isso é essencial dar férias do secador aos cabelos regularmente e tomar cuidado para não queimar os fios.

Fios com pontas duplas


Segundo o dermatologista Valcinir, as temidas pontas duplas não são conseqüência direta do uso do secador, mas de sua associação à escova de cabelos. "O processo mecânico de pentear e puxar os fios é extremamente agressivo e acaba afetando principalmente a área em que os cabelos sofreram mais dano ao longo do tempo: as pontas", explica. Assim, os que não abrem mão de uma boa escova também não podem deixar de cortar as pontas dos cabelos regularmente.



Fios oleosos



Embora o uso do secador leve ao ressecamento dos fios, muitas pessoas percebem um aumento da oleosidade conforme o uso. "Isso acontece pela aplicação exagerada de leave-in ou outros cosméticos antes da secagem, cuja penetração é favorecida pelo ar quente", aponta Samar Harati. O certo é passar o produto apenas no comprimento dos fios e uma quantidade que ocupe um pequeno círculo na concha da mão.



Retirado do site: minhavida.uol

Atraia mais brilho para seu cabelo

Hidratação de 15 em 15 dias e corte em dia são o segredo para ter fios brilhantes





Foto: Reinaldo Marques/Terra



A história se repete: o verão foi embora e junto com ele o brilho dos cabelos. Isso acontece porque durante a estação mais quente do ano, as constantes exposições ao sol ao vento e à água do mar destroem as ceramidas que ajudam a dar brilho. Mas o problema não se restringe ao verão. Tratamentos químicos e o uso constante de chapinhas, secadores ou babyliss também podem fazer os fios perderem lipídios e vitaminas, essenciais para a luminosidade do cabelo. Além disso, outros hábitos que você pode achar que não interferem em nada, podem sim prejudicar. Evite usar xampu anti-resíduos com freqüência, lavar os cabelos com água muito quente e ter uma alimentação pobre em nutrientes. Isso tudo afeta diretamente a saúde capilar, explica o hairstylist Robson Trindade.

Hidratação: a solução
Segundo Trindade, uma boa hidratação, que deve ser feita de 15 em 15 dias no salão, é o grande segredo das madeixas brilhantes. O corte também precisa estar em dia e, toda vez que os cabelos receberem algum tipo de química, eles devem ser hidratados em seguida. Ou seja, se o seu cabelo passou por alguma tintura, mechas ou alisamento, o próximo passo tem que ser aquela hidratação poderosa e tão providencial que evitará desgostos depois.

Ritual que funciona

Guarde bem esta lista. Esses pequenos cuidados podem ser feitos em casa e prometem efeitos incríveis:

* Passe um protetor térmico antes de usar a chapinha, o secador ou babyliss. Eles protegem os fios da ação do calor.
* Adote uma alimentação saudável, especialmente rica em proteína.

* Tenha na prateleira produtos-chaves, como um creme hidratante para o cabelo, de preferência à base de coco, um leave-in - que forma uma camada protetora contra as agressões do dia a dia - e serum de finalização, poderoso na hora de disfarçar as pontas duplas e dar um aspecto mais luminoso aos fios.
* Sempre que puder, invista em ampolas e máscaras específicas para hidratação caseira.




Retirado do site: UOL/Mulher.

Expert lista 10 motivos para fazer hidratação regularmente

Não é exagero dizer que todas precisam hidratar o cabelo





  Foto: Shutterstock

  

"Liso, crespo, cacheado, curto, médio ou longo, todo tipo fio sofre desgaste, seja pelo uso de química, produtos errados ou excesso de cosméticos ou por causa dos agentes externos, como sol, poluição, cloro da piscina, sal do mar e água quente do chuveiro", diz a cabeleireira Brigitte Revollo, do salão Brigitte´s Fine Arts, no Rio de Janeiro.

O resultado de tudo isso é tendência à quebra, opacidade, ressecamento, perda de movimento e leveza. Se você ainda não se convenceu da importância de fazer hidratação uma vez por semana, em casa, e a cada 30 dias no salão, Brigitte lista 10 ótimos motivos para você adotar definitivamente esse cuidado:

* Repõe a água e a queratina, que é a principal proteína do cabelo, deixando-o mais forte

e macio na hora.


* Combate o ressecamento provocado naturalmente pelos processos químicos, como

coloração, descoloração e alisamento.


* Ajuda a manter as escamas fechadas e, com isso, evita que o fio perca os pigmentos que

estão em seu interior e fique manchado e opaco - na prática, os escuros ficam avermelhados

e os claros, amarelados.


* Combate a quebra, já que o ressecamento também deixa a fibra capilar mais frágil,

endurecida, menos elástica e cheia de nós, suscetível a arrebentar com o passar do pente ou

até da mão.


* Aumenta a resistência dos fios ao uso do secador, da chapinha e do babyliss.


* Pode-se frequentar piscina e praia sem se preocupar com os danos.


* Assenta os arrepiados, que também são causados pelo ressecamento e pela

desestruturação que ele causa nas cutículas do fio.

* Garante que o cabelo cresça normalmente, o que gira em torno de um centímetro ao mês.


* Evita a queda, que acontece por falta de nutrição - que é obtida com hidratação.

* Consegue-se ter um cabelo bonito. Afinal, como você acha que as celebridades mantêm as

madeixas lindas e saudáveis mesmo com tantas mudanças de cor e textura?





Retirado do site: mulher.uol

terça-feira, 1 de maio de 2012

Women power

O hairstylist Sam Burnett, da rede de salões Rush, da Inglaterra, criou uma coleção inspirada em mulheres poderosas e sensuais. Os looks lembram produções da década de 1970     



Curto de base arredondada. Os fios dentro e a parte da frente, levemente repicada, dividida na lateral. Mechas em várias nuances de loiro contrastam com a base um pouco mais escura.               


Fotos: Divulgação/ Cabelo: Sam Burnett
Styling: Kabir/ Maquiagem: Jo Frost



O contraste dos tons de loiro escuro, caramelo e luzes platinadas intercaladas no comprimento dão balanço aos fios. Cachos largos a partir da altura dos ombros, feitos com babyliss de calibre grosso, enchem a produção de charme.              
 



 



O corte chanel extremamente simétrico termina na altura da boca. A franja, bem-marcada, tem o comprimento definido milímetros antes das sobrancelhas. No styling, escova lisa com as pontas viradas para dentro e spray de brilho para dar lustro.               








Curto arredondado por inteiro e alinhado na altura dos olhos. Highlights dourados permeiam todo o cabelo e dão movimento à produção. Na finalização, escova para dar volume desde o topo. Na parte da frente, spray e secador bagunçam a franja com classe.               











Retirado do Site: Cabelo & Cia.


Divas modernas

O glamour reina absoluto em Paris Fatal, coleção outono-inverno da rede francesa Franck Provost. Os cortes de linhas puras do diretor artístico Fabien Provost provam que a moda da estação é feminina e muito sedutora.


O comprimento mais longo na parte de trás permite infinitas variações. Na coloração, balayage 2Ors, técnica exclusiva da rede, em que as mechas são feitas com dois tons dourados e a aplicação leva uma escova especial.    
       

Cabelo: Fabien Provost/ Fotos: Adel Awad
Maquiagem: Charlotte Willer/ Styling: Will



O corte tem franjão longo caindo sobre o rosto. Os fios lisérrimos ressaltam a balayage luminosa.              


 


Curto ou longo? Os cachos ajudam a dar a sensação de comprimento menor e, para completar, os fios são fixados com grampos atrás. O cabelo ganha volume na parte da frente, graças à raiz desfiada com o pente.               





Agora sim, o loiro passa de longo a curto, com um corte de base reta e pontas desfiadas. Lisérrimo, tem apelo moderno e ousado. Modelado com bobes médios nas pontas, ganha ares de diva dos anos 1940.               





O curto à la garçonne é assimétrico, trabalhado com desfiados sutis. Na coloração, a técnica Brun Cashmere, em que mechas luminosas são aplicadas sobre o castanho. Um pouco de cera passada com as mãos basta para a modelagem.               







 longo de base degradê é cortado em formato V. Lisérrimo, reflete todas as nuances da coloração, que mistura tons diferentes de loiros bege e dourado.               






O corte masculino é bem desfiado nas laterais, mas mantém o comprimento no alto da cabeça. Para o efeito vintage com leve topete, é trabalhado com cera de fixação forte.               







Retirado do Site: Cabelo & Cia.

Dez passos para conquistar cabelos de estrela

Os truques de Marcos Proença e Marco Antônio de Biaggi para você copiar


Eles são os responsáveis pelos looks de dezenas de atrizes e cantoras. Marcos Proença e Marco Antônio de Biaggi assinam os cabelos mais cobiçados das novelas e capas de revistas. Para fazer em casa ou no salão, alguns truques podem transformar qualquer mulher em uma verdadeira diva. Siga as dicas dos profissionais e conquiste um visual digno de estrela.



Foto: Getty Images
A top Rosie Huntington-Whiteley é adepta do cabelo dividido ao meio



1. Divisão ao meio

A risca lateral com o franjão caído de lado já foi quase obrigatório. Mas isso mudou. “A risca ao meio dá um ar mais moderno e sexy”, explica Biaggi. Pode reparar: atualmente as revistas mais bacanas estampam mulheres exuberantes em suas capas com os cabelos esvoaçantes divididos ao meio. Na imagem, a bela Rosie Huntington-Whiteley mostra o efeito da divisão.

2. Corte Desconectado

Fuja do visual reto. Para montar aquele cabelão cheio de movimento é preciso ter o corte em camadas. “Fios irregulares e desconectados dão versatilidade para qualquer tipo de mulher. A atriz Giovanna Ewbank é um bom exemplo”, ensina Proença. Jennifer Lopez é outra que não abre mão do efeito das camadas no comprimento.

3. Xampu com óleos especiais

O xampu é parte importante no cuidado dos fios. Ele retira os resíduos de produtos utilizados na finalização do penteado e prepara o cabelo para o condicionamento. Segundo Biaggi, xampus com óleos são altamente indicados. Vá de argan, macadâmia ou qualquer outro que ajude a preservar os fios durante a lavagem. A ideia é higienizar o cabelo sem agredi-lo.

4. Mistura de tons

Nenhuma estrela tem cabelo monocromático. A combinação de nuances e o tom sobre tom das mechas dão um toque especial à coloração, confere textura e luminosidade aos fios – mas sem mechinhas marcadas, a moda é fundir as tonalidades com harmonia. Sobre suas clientes estreladas, Proença conta: “Elas chegam a usar até três cores”. Para o inverno, os tons quentes devem comandar a estação, como os dourados e os acobreados.


Foto: Divulgação/ L Oreal
Grazi Massafera exibe o cabelo repleto de nuances que iluminam os fios


5. Volume lateral + raiz baixa

Se a ideia é arrasar no volume lateral com o babyliss largo, então deixe a raiz baixa. O grande segredo de Biaggi é jogar com esse equilíbrio. “Na Marina Ruy Barbosa faço o babyliss na horizontal, soltando para baixo. Assim não tem como ficar alto na raiz. Depois é só escovar soltando bem as ondas”, entrega.

6. Água de coco para hidratar

Biaggi ressalta a importância dos cabelos hidratados e com vida para imprimir um visual matador, típico de estrela. O truque ele aprendeu em Nova York, e conta pra gente. “Com o cabelo limpo, jogue um copo de água de coco natural por cima. Não enxágue depois. Ele ajuda a dar brilho”.

7. Sem chapar

Desista da progressiva, o bacana agora é ter cabelos com movimento, sem perder a naturalidade. O babyliss é o queridinho das produções e se consolida como o acessório necessário das mulheres. Além de ajudar a modelar os cachos, ele deixa o visual bonito e sofisticado. “Cabelo com ondas atrai todos os olhares. Se tiver as pontas levemente claras então, é a fórmula perfeita”, lembra Proença.


Foto: Divulgação
Os cachos definidos de Paola Oliveira


8. Luzes ao redor do rosto


A função das mechas ou luzes é justamente iluminar o visual. A dica é que elas sejam finas e não marcadas, no topo da cabeça e em volta do rosto. “É uma forma de atrair a atenção de quem olha. Sarah Jessica Parker é adepta do truque”, conta Proença. 

9. Spray salino

O Spray Salino é um finalizador que promete um visual sexy. O produto, feito com água salgada, é usado por Biaggi para conquistar um efeito bem desencanado, como Adriane Galisteu na capa da revista Playboy. “Tem que borrifar no cabelo ainda úmido e finalizar com difusor”, ensina. Não é para usar sempre, depende da produção e ocasião.
10. Franja na medida


Toda celebridade tem franja, seja reta, longa ou lateral. Ela dá um toque especial ao visual e molda o rosto. “As franjas que cobrem os olhos, por exemplo, deixam a mulher com um estilo Rock’n Roll, com mais atitude”, sugere Proença.



Retirado do Site: delas.ig.