A atriz Carolina Dieckmann faz do alto-astral e da luz do dia aliados na manutenção da beleza. As madeixas douradas invejáveis ela confia ao rei das capas de revista, Marco Antônio de Biaggi.
Cabelo: Marco Antônio de Biaggi / Fotos André Schiliró / Maquiagem Kaká Moraes / Produção: Fernanda Rodrigues.
Carolina Dieckmann já foi loira, morena e até careca. Mas confessa que transformar o visual não é um traço de sua personalidade. Isso só acontece porque a profissão exige. “Acabo deixando as mudanças para quando é realmente necessário. Se eu tivesse outra profissão, certamente rasparia a cabeça de novo. Quando interpretei a Camila em Laços de Família, adorei! Acho que fico bem sem cabelo. Outra coisa que gosto muito é de cortes curtos”, entrega. Entre todos os looks que já usou, Carol se identifica diante do espelho com a cabeleira dourada. “Como sou uma pessoa solar, que gosta de ir à praia, me sinto mais natural assim. Fios escuros fecham minha expressão. O loiro tem mais a ver comigo, com a minha energia”, conta a atriz.
Disciplina só no trabalho
Na novela global Fina Estampa, Carolina interpreta Teodora, uma mulher que se preocupa excessivamente com a aparência. E esse tipo de encanação ela nunca teve. Desde a infância, sempre foi uma menina tranqüila com o corpo e com o cabelo. Mas quando o assunto é trabalho, dedica-se de corpo e alma. Teodora, por exemplo, exigiu treinos de muay thai – luta tailandesa que deixa o corpo mais forte. “Na minha vida pessoal, não gasto energia com essas coisas. Só vou às aulas por causa da personagem. Isso é uma hora do meu trabalho, faz parte. Quando não estou fazendo novela, passo o tempo com meus filhos”, diz. O mesmo princípio, Dieckmann aplica na maquiagem e nos cuidados com o rosto e o corpo. No dia a dia usa o hidratante Hydraphase XL Legère FPS 15, da La Roche-Posay. E só. Nem máscara nos cílios costuma aplicar. Nas pernas e braços, passa bucha durante o banho. Creme? Nem pensar em ficar grudenta o dia todo. Já o cabelo recebe uma atenção extra na praia. “Assim que saio do mar, na hora de ir embora, molho os fios com água de coco para hidratar”, ensina. Os perfumes também não são essenciais para a atriz, que prefere usar Lavanda Johnson ou Água de Alfazema, da Phebo. Como iniciou a carreira ainda adolescente, e vaidade nunca foi seu ponto forte, se irritava muito por ter que fazer penteados e maquiagem quase todo dia. Isso tirava o humor da jovem. “Hoje, quando tenho que me montar, quero o make mais pesado. Então, quando encontro o Kaká Moraes e o Marco Antônio de Biaggi, viro um travesti. Deixo que façam tudo do jeito deles”, revela. Às vezes, Carol até considera as produções um pouco exageradas, mas entra na onda e curte esses momentos.
Look de novela
Três experts trabalharam na construção da personagem Teodora. O beauty artist Tom Reis, do Rio de Janeiro, criou a nuance loira. Branca Di Lorenzo, do salão Jean Yves, também na cidade maravilhosa, contribuiu com mechas douradas. Já o corte é obra de Marco Antônio de Biaggi (SP). “Gosto de ter pessoas queridas, com astral bom e que contribuem com minhas personagens. Eles fazem um crochê, dando um toque para construí-las junto comigo. Afinal, não fazemos nada sozinhos. Eu diria que o Marco, a Branca e o Tom são o triângulo que formam a Teodora”, explica a atriz. Quando Carolina está em São Paulo, o proprietário do MG Hair Design é quem cuida de suas madeixas. “Além do trato que o Marco dá, não faço nada de especial no cabelo. Lavo com xampu Clear, porque é cremoso e dá um voluminho bacana. E se os fios ficam verdes por causa do cloro da piscina, ele sempre dá um jeito”, conta.
Hobby colorido
Por influência da personagem Leona, do folhetim Cobras e Lagartos, exibido na TV Globo em 2006, Carolina Dieckmann virou maníaca por esmaltes. A personagem usava uma nuance de vermelho-tomate. “Até esse momento, eu não fazia as unhas, só para fotografar capa de revista. Aí achei aquela cor que nunca mais deixou de ser a minha”, conta empolgada. Desde então, a atriz desenvolveu o gosto por tons, vidrinhos de formatos diferentes, e até pelo cheiro dos produtos. Ela acredita ter uns 200 em suas prateleiras, mas o vermelho-alaranjado será sempre o seu favorito. “Não uso todos, mas adoro tê-los. Alguns estão até fora da data de validade, mas conservo por causa do vidro. Fora do Brasil, eu compro também porque é a coisa mais barata do mundo”, diz. Por outro lado, Carol se diz refém das manicures, pois a Leona mudou seu jeito de olhar para as próprias mãos. Agora, ela não fica mais sem o serviço.
Roqueira moderna
O make-up artist Kaká Moraes criou um look especial para a capa da CABELOS&CIA. A pele pálida contrastou com os olhos pretos esfumados que ganharam muita máscara e cílios postiços. A sobrancelha foi apagada com um pouco de corretivo e uma sombra dourada. Nas maçãs do rosto, Kaká pincelou um blush rosado, levemente cintilante. Para equilibrar a produção, ele apagou a boca. O gran finale ficou por conta do cabelão montado por Marco Antônio. O expert fez babyliss grosso com protetor térmico e as pontinhas viradas para cima. Na hora de soltar as ondas, Biaggi virou a cabeça de Carolina para baixo e borrifou spray com efeito de água do mar, para dar impressão de cabelo do dia seguinte, de quem acabou de voltar da balada.
Conteúdo da Revista: Cabelo & Cia.